domingo, 8 de janeiro de 2017

Ansiedade


Resultado de imagem para ansiedade desenho
Em linhas gerais, a ansiedade é uma reação natural e necessária ao corpo, mas, quando em excesso, traz consequências comprometedoras para a vida do indivíduo, causando uma preocupação intensa, excessiva, persistente e medo de situações cotidianas. Pode ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese, sensação de cansaço, problemas para dormir, os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferem na vida cotidiana. A ansiedade pode estar associada à depressão. Existe uma série de fatores que podem desencadear transtorno de ansiedade.
O conhecido “Transtorno de ansiedade” é na verdade um termo genérico para um vasto leque de doenças psíquicas com sintomas e peculiaridades próprias.

Resultado de imagem para ansiedade desenho
Como saber se estou tendo uma crise de ansiedade?
A consequência física é imediata: falta de ar, sensação de um “bolo” no peito, palpitação, enjoo e tonturas, entre os sintomas mais evidentes. Isso caracteriza uma crise de ansiedade. A sensação é de morte iminente, inevitável. Isso dá mais que medo, dá pânico!


COMO A MUSICOTERAPIA PODE AJUDAR?
Resultado de imagem para musicoterapia
A musicoterapia como dito em outras postagens, é uma ciência que tem como objetivo a saúde integral dos seus pacientes/clientes.  Já foi comprovada sua efetividade terapêutica para o tratamento de vários distúrbios psíquicos como a ansiedade, entre tantos outros.
A musicoterapia é uma terapia que consegue reabrir os canais de comunicação entre a pessoa e o mundo ao seu redor, tem a capacidade de mobilizar a subjetividade e se coloca como facilitadora da expressão e da troca dos sentimentos e pensamentosatravés do esclarecimento dos desencadeadores psicológicos da  ansiedade, e da elaboração de estratégias para um melhor manejo dos estados ansiosos.
A música é um elemento dinâmico que através do ritmo, do timbre, da harmonia, leva o indivíduo as mais variadas sensações físicas e emocionais, estimulando o pensamento, a reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário