sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Hipocondria


Resultado de imagem para HIPOCONDRIA

Mas o que é Hipocondria?
Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte. A preocupação abundante com doenças traz uma angústia constante ao hipocondríaco.
A hipocondria está diretamente ligada à ansiedade e a transtornos obsessivos compulsivos. Qualquer sintoma simples, se torna uma coisa grave para o hipocondríaco, ou seja, ele maximiza qualquer sintoma que incluem medo intenso e prolongado de ter uma doença grave e preocupação de que sintomas pequenos indiquem algo grave.
E o que causa a hipocondria?
Muitas são as causas que fazem com que a pessoa desenvolva esta patologia. As principais delas são: perda na infância, histórico de doenças graves na família e pais pouco afetivos. Este último causador parece estranho, mas se trata de um determinante influenciador do desenvolvimento desta patologia, pois a pouca afetividade, traz, ao hipocondríaco, uma necessidade de atenção, o que faz com que ele crie sintomas constantes para que as pessoas direcionem sua atenção a eles.
Resultado de imagem para HIPOCONDRIA
Como identifico um hipocondríaco?
Ele vai a diversos médicos em poucos espaços de tempo. Faz isso por não acreditar nos diagnósticos dos médicos e procurar, incessantemente, um parecer que vá ao encontro de suas dores. Então, primeira forma de identificar: observe se a pessoa está indo a muitos médicos.
Mas por qual motivo ele marcaria tantos médicos? É simples, por achar que qualquer sintoma que tenha é algo muito grave. Como falamos anteriormente o hipocondríaco acredita que qualquer sintoma é algo que pode tirar a sua vida. Então, se você observar que a pessoa maximiza qualquer sintoma, também é uma forma de reconhecer que é hipocondríaca.
Diante dos sintomas que o paciente acredita está sentindo, ele faz uso de medicação por conta própria, visto que não há validação médica das suas queixas.
Ora, se ele procura muitos médicos por achar que está com algo muito grave, é claro que fará os mais complexos exames para tirar a dúvida. E fará repetidamente, por não acreditar nos resultados. Esta é a terceira forma de se identificar um hipocondríaco, vendo que ele faz muitos exames complexos.
Além disso, é comum pessoas hipocondríacas lerem ou ouvirem sobre uma determinada doença e prontamente sentir todos os sintomas da doença, acreditando estar com ela.

Como tratar a hipocondria?

Lembrando que se trata de uma patologia que está diretamente ligada à ansiedade e a transtornos obsessivos compulsivos é importante procurar a ajuda de um profissional para ajudar no tratamento. Contudo, antes é melhor procurar um médico especialista em clínica geral para que ele tire todas as dúvidas da pessoa que sofre com essa patologia.
Após todas as dúvidas sanadas, é importante a realização da psicoterapia. Ela vai trabalhar o porques e também o que reforça o comportamento no seu dia a dia.

Como a Musicoterapia pode ajudar?   

                               Resultado de imagem para musicoterapia gif

A Musicoterapia é considerada uma terapia diferente das demais terapias, porque faz uso da música, sons e frequências,  como fator mobilizador, desbloqueador de emoções e sentimentos cristalizados, pode ser uma das formas de auxiliar a pessoa a seguir com uma vida mais saudável, pois se trata de uma terapia não invasiva. Existem várias técnicas inerentes ao musicoterapeuta, que usadas corretamente, contribuem para o progresso do paciente. A Musicoterapia visa dar suporte para a vida social, familiar e espiritual, bem como objetiva melhorar a qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário